terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A Distância Entre Nós - Thrity Umrigar

Publicação: 2006
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 336
Sinopse no Skoob: https://www.skoob.com.br/a-distancia-entre-nos-130ed178.html
Minha Avaliação: 4



Eu gostei, é um livro muito interessante, diferente do que estou acostumada a ler. A escrita é boa, sem muitas enrolações, a leitura flui tranquilamente.
No livro somos apresentados à duas realidades diferentes que, ao mesmo tempo, são bem semelhantes. 

De um lado, uma família que pertence à uma casta da sociedade média-alta da Índia. Nessa família, a esposa/mãe Sera vive conflitos com seu marido e sua sogra. Mas não são simples conflitos de família e sim segredos que precisam ser guardados, emoções e palavras que precisam ser controladas e uma vida que, em suma, não pode ser vivida em seu extremo. A vida de Sera foi marcada por silêncios, pois apesar de ser uma pessoa estudada e bem educada, sua voz não tem vez dentro daquela família.

De outro lado, sua empregada Bhima, o oposto de Sera. Bhima vive na favela com sua neta Maya, numa situação de extrema pobreza. Sua vida foi marcada por decepções, abandonos e medos diversos. Bhima é uma pessoa simples e sem estudos, que dedicou quase toda sua vida para trabalhar na casa e para a família de Sera e seu marido Feroz.

E qual o destino de cada uma dessas mulheres? O livro conta a história das duas e não é possível dizer quem sofre mais. Pois os tipos de sofrimentos e alegrias são diferentes, impossível mensurar numa escala racional. 

É um livro que fale a pena ler.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

IT (A Coisa) - Stephen King



Publicação: 2014
Editora: Suma de Letras
Páginas: 1103
Avaliação: 5 Estrelas (e favorito!) <3

Você tem medo de palhaços? Ou será que talvez tenha medo do MEDO que o palhaço (ou qualquer outra coisa) te proporciona? O livro IT de Stephen King, mestre do terror, foi uma experiência literária maravilhosa. Essa obra prima tornou-se um dos meus livros favoritos da vida! É o tipo de livro que você quer acabar, para saber o que vai acontecer e ao mesmo tempo quer ler para sempre, para não se despedir dos personagens e dessa história contagiante...



É complicado resenhar esse livro sem dar spoilers, mas agora, passada a ressaca causada por ele, tentarei convencer mais pessoas a vivenciarem essa jornada incrível que é IT.



Stephen King tem muitos livros que nos deixam aterrorizados e eu achei, sinceramente, que IT seria um deles. Pensei que um palhaço serial killer, que mata crianças em uma pequena cidade do Maine me deixaria com medo de pompons e roupas coloridas. Imaginei que ficaria noites acordadas com medo de encontrar Pennywise (e olha que é difícil eu ter medo de algum livro ou ficar acordada à noite)! Imaginei que eu diria “nossa, melhor terror que já li!”



Mas não, IT para mim não foi um simples livro de terror/suspense. IT me trouxe abordagens que vão muito além disso. Foi um livro que me fez (e ainda faz) refletir sobre o medo em si, a forma como o enfrentamos, a coragem de que precisamos para superá-lo.



Foram mais de 1000 páginas que me levaram de volta à infância, essa fase onde acreditamos que tudo pode ser resolvido, basta querer e acreditar. Esse paralelo que King faz entre infância e vida adulta é muito interessante, uma vez que agora, adultos, nos preocupamos com coisas que poderiam ser simplificadas, se vistas da ótica das crianças.



E quanto ao desfecho, da origem da Coisa... Foi algo que me desconcertou. Mas de uma maneira bem interessante.



Enfim, vou deixar a sinopse abaixo, para os interessados em ler essa preciosidade que é IT – A Coisa (Stephen King).



Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. 



Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. 



Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. 



A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. 



Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.









quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Dias Perfeitos - Raphael Montes



Publicação: 2014
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 280
Avaliação: 5 Estrelas 



Sabe aqueles livros que te prendem tanto na história que você quer fazer parte? Bom, Dias Perfeitos não é um destes! Quem iria querer fazer parte de uma história assim tão doentia? Mas isso não quer dizer que o livro não seja maravilhoso!

É um thriller policial/psicológico onde um estudante de medicina protagoniza barbáries para conquistar a mulher “amada”. Basta dizer inicialmente que a melhor amiga de Téo, o protagonista, é Gertrudes, uma idosa cadáver que doou seu corpo para pesquisa. Com essa simples informação já é possível descobrir que não vem coisa boa...

Téo parece um bom rapaz, filho de um desembargador influente, que faleceu num acidente de carro e deixou a esposa paraplégica. Téo cuida da mãe com todo cuidado que um bom filho deve ter. Estudante de medicina, inteligente, não muito bonito, mas bem cuidado.

Em um churrasco, convidado pela mãe, conhece Clarice, uma menina que vive a vida despreocupadamente, e se vê encantado por ela, disposto a conquista-la a qualquer custo.
Eu gosto muito de livros assim, com esse viés psicológico, quando o psicopata em questão te faz até criar uma certa empatia por ele. Digo isso por que alguns argumentos de Téo parecem tão concisos, quando vistos separadamente.

Claro que, juntando-se ao todo, compreende-se que ele não é uma pessoa normal! É isso que torna a história boa, pois ela vai te prendendo até o fim! É um livro que se lê rápido e nos deixa bem emotivos, despertando bons e maus sentimentos.

O final ficou bem explicado, mas para mim há um fio de continuidade. Não sei qual foi a intenção do autor com os últimos acontecimentos do livro, mas para mim sempre haverá algo escondido ali, que é dado ao leitor imaginar se é real ou não.

Gostei muito do livro, recomendo a todos!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A Casa dos Espíritos - Isabel Allende

Primeira Publicação: 1982
Edição Lida: 2009
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 448
Avaliação: 5 Estrelas



A Casa dos Espíritos é um livro extraordinário, repleto de reviravoltas reais e muito emocionantes. É um tipo de livro que te faz conhecer intimamente os personagens, a ponto de desenvolver os mais diversos sentimentos em relação à eles.

É considerado um bestseller internacional e um clássico da literatura latino-americana, além do livro de maior sucesso da escritora chilena Isabel Allende. O livro conta a história da família Trueba, iniciando com seu patriarca Esteban e finalizando com sua neta Alba. São muitos personagens ao longo da história e o leitor pode sentir-se confuso no início, porém, com o virar das páginas, acabará por habituar-se à narrativa, como se estivesse lendo a respeito de pessoas que há muito conhece.

É uma leitura que envolve, que mostra personagens realmente humanos, com todas suas qualidades e defeitos. Não são o tipo de personagem pelo qual nos apaixonamos, acreditando serem perfeitos, de outro mundo. Pelo contrário, são pessoas reais e, por isso mesmo, parecem tão verdadeiros aos olhos do leitor.

A esposa de Esteban, Clara, é clarividente, ou seja, tem contato direto com o mundo invisível, dos espíritos. Eu, como espírita, consegui compreender melhor algumas passagens que tratam desse tema. Contudo, ao leitor que não possui conhecimento da Doutrina, não será empecilho nenhum para o entendimento da história, desde que seja lida com a mente aberta, uma vez que não se trata de mera fantasia.

A clarividência de Clara é muito evidente e decisiva nos acontecimentos da família Trueba. Além disso, Esteban é um cabeça dura irreparável, que jamais admite estar errado. Conhecemos inúmeras pessoas assim e ler estes relatos chegam a dar um aperto no coração do leitor. Além disso, o país (Chile) está vivendo uma guerra política, por assim dizer, onde há um atrito enorme entre os conservadores e os comunistas, que tentam vencer as eleições e mudar o rumo do país.

Nesse sentido, Esteban Trueba é um latifundiário e senador conservador, ao passo que sua neta Alba é socialista e, portanto, adversária política do seu patriarca.

Enfim, é uma história que vale muito a pena ler, contemplar, se envolver, refletir. Livro mais do que recomendado!


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Primeira Publicação: 1979
Edição Lida: 2010
Editora: Sextante
Páginas: 204
Avaliação: 4 Estrelas


Este é um livro que eu gostaria de ter lido na adolescência. Sem dúvida eu teria gostado muito mais, uma vez que atualmente não é meu estilo favorito. Mas eu fui agradavelmente surpreendida por essa leitura!

Acredito que se eu lesse quando fosse mais nova teria gostado muito, mas não teria entendido grande parte das ironias e intenções do autor. Assim como Harry Potter, ler novamente depois de adulta é uma experiência diferente, mas sempre incrível!

Toda a série de livros de Douglas Adams que seguiram este são clássicos da literatura nerd/geek. Esse primeiro conta a história de Artur Dent, um ser humano que vê a terra ser destruída por uma raça alienígena. Mas, antes da destruição, é salvo por seu amigo Ford Prefect, também um extraterrestre, com saudades de casa, que o leva a conhecer “a galáxia”.

Ford é também consultor para o Guia do Mochileiro das Galáxias, um super livro eletrônico com milhões de verbetes sobre tudo que se possa imaginar! Assim, ele leva Artur Dent para vivenciar aventuras pela galáxia, incluindo conhecer novos países e seres de outros planetas!

É um livro repleto de ironias relacionadas ao nosso estilo de vida moderno, onde o dinheiro e o poder tendem a ser vistos como mais importantes que família, amizade e bem estar. É bem interessante, leitura rápida e bem humorada, para passar o tempo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O Advogado do Diabo - Morris West

Edição: 1982
Editora:
Círculo do Livro

Páginas: 290
Avaliação
:



Este livro é sobre a política e o ser humano. Não é um livro de terror, ação, suspense ou romance. É um drama, no qual conseguimos adentrar aos sentimentos mais íntimos de alguns personagens. O autor consegue, durante toda a narrativa, descrever detalhadamente os personagens, tanto na sua forma física e trejeitos pessoais quanto o âmago de seu ser, seus desejos mais obscuros e medos mais enraizados.

É um livro um pouco cansativo de ler, a meu ver, mas que traz algumas indagações interessantes, que podemos levar para realidade, tal como: qual o sentido da vida? Existe realmente um sentido na vida?

O pano de fundo do livro é basicamente a investigação canônica de um candidato a santo, Giácomo Nerone. Giácomo apareceu, durante a guerra, numa pequena cidade da Itália, chamada Gemello Minore, na região da Calábria, e conquistou todo o povo daquela cidade, pela forma como ajudava as pessoas.

Para tal investigação, foi designado o sacerdote inglês Blaise Meredith. O sacerdote é idoso e acometido de uma grave doença, podendo ser este seu último trabalho. Sua função é ser o “Advogado do Diabo”, ou seja, colher o maior número de informações sobre o possível santo e tentar refutá-las, através da ciência ou de outras formas.

Além disso, há também o Dr. Meyer, um modesto médico da cidade, que vê frustradas todas suas tentativas de ajudar a população daquele local, mas que teve papel importante na vida de Giácomo Nerone.

O povo de Gemello Minore é muito pobre e necessitado, extremamente supersticioso e ignorante, o que torna difícil a investigação de Meredith. O sacerdote, porém, conseguirá descobrir sobre a vida de Giácomo através de depoimentos das pessoas que com ele conviveram, inclusive sua ex-esposa, Nina, com a qual gerou um filho, Paolo.

A cidade também conta com a presença da Condessa de Sanctis e do pintor Nicholas Black, importantes personagens no decorrer da história, que é cheia de intrigas políticas e pessoais, mostrando um lado obscuro da personalidade do ser humano.

É um bom livro, embora não seja cativante. Mas é interessante de ser lido, para refletir que toda história tem muitos lados, a verdade não é absoluta e tudo é relativo!

Há um filme com o mesmo nome, mas pelo trailer que vi, não tem relação nenhuma com o livro.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Tá Todo Mundo Mal (O Livro das Crises) - Jout Jout

Edição: 2016
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200
Avaliação:
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/joutjoutprazer 


Em que pese as discussões acerca dos livros de Youtubers, acredito que toda leitura é bem vinda. Inclusive, acredito que os livros do momento, diz-se, publicados por Youtubers, têm o poder de aproximar leitores mais jovens do vasto mundo da literatura. Vale lembrar que a literatura possui condições de agradar a TODOS, por possuir muitos gêneros, autores, temas de leitura e muito mais.

Mas, falando do livro da Jout Jout, eu recomendo. É uma leitura rápida, leve e interessante, pois fala de fatos do cotidiano. Ela trata o livro em capítulos, cada um contando uma crise que ela passou em sua vida. Algumas são crises um pouco mais sérias, outras são crises que parecem não fazer sentido (para mim). 

Talvez as mulheres compreendam melhor o livro, pois trata de alguns temas exclusivos do mundo feminino. Gostei que ela frisou muito a importância da análise, da terapia, prática que eu apoio muito, por trazer incontáveis vantagens para nossa vida e saúde mental.

Enfim, recomendo a quem quer passar bons momentos e refletir um pouco. É um livro simples, que li em dois dias, pois os capítulos são curtos e muito fluentes. A nota é 4, não por ser um livro maravilhoso, incrível, inesquecível, mas por ter alcançado os objetivos a que se propôs.

Para quem não a conhece, Julia Tolezano é jornalista e possui um canal no Youtube, chamado Jout Jout Prazer, que eu muito recomendo. Seus vídeos tratam de assuntos variados, sempre com temas feministas e liberais. Um vídeo muito recomendado é sobre relacionamentos abusivos (veja aqui). Para quem quiser acessar direto do Youtube, o título de vídeo é "Não Tire o Batom Vermelho".

Vale a pena, tanto o livro, quanto os vídeos do canal.

Trecho do vídeo citado