segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A Casa dos Espíritos - Isabel Allende

Primeira Publicação: 1982
Edição Lida: 2009
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 448
Avaliação: 5 Estrelas



A Casa dos Espíritos é um livro extraordinário, repleto de reviravoltas reais e muito emocionantes. É um tipo de livro que te faz conhecer intimamente os personagens, a ponto de desenvolver os mais diversos sentimentos em relação à eles.

É considerado um bestseller internacional e um clássico da literatura latino-americana, além do livro de maior sucesso da escritora chilena Isabel Allende. O livro conta a história da família Trueba, iniciando com seu patriarca Esteban e finalizando com sua neta Alba. São muitos personagens ao longo da história e o leitor pode sentir-se confuso no início, porém, com o virar das páginas, acabará por habituar-se à narrativa, como se estivesse lendo a respeito de pessoas que há muito conhece.

É uma leitura que envolve, que mostra personagens realmente humanos, com todas suas qualidades e defeitos. Não são o tipo de personagem pelo qual nos apaixonamos, acreditando serem perfeitos, de outro mundo. Pelo contrário, são pessoas reais e, por isso mesmo, parecem tão verdadeiros aos olhos do leitor.

A esposa de Esteban, Clara, é clarividente, ou seja, tem contato direto com o mundo invisível, dos espíritos. Eu, como espírita, consegui compreender melhor algumas passagens que tratam desse tema. Contudo, ao leitor que não possui conhecimento da Doutrina, não será empecilho nenhum para o entendimento da história, desde que seja lida com a mente aberta, uma vez que não se trata de mera fantasia.

A clarividência de Clara é muito evidente e decisiva nos acontecimentos da família Trueba. Além disso, Esteban é um cabeça dura irreparável, que jamais admite estar errado. Conhecemos inúmeras pessoas assim e ler estes relatos chegam a dar um aperto no coração do leitor. Além disso, o país (Chile) está vivendo uma guerra política, por assim dizer, onde há um atrito enorme entre os conservadores e os comunistas, que tentam vencer as eleições e mudar o rumo do país.

Nesse sentido, Esteban Trueba é um latifundiário e senador conservador, ao passo que sua neta Alba é socialista e, portanto, adversária política do seu patriarca.

Enfim, é uma história que vale muito a pena ler, contemplar, se envolver, refletir. Livro mais do que recomendado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário