quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A Cor que Caiu do Céu - H.P. Lovecraft

Título original: The Colour Out of Space
Tradução: Celso M. Paciornik
Editora: Iluminuras
Publicação da edição lida: 2003
Publicação original: 1982
Páginas: 35 (tempo de leitura estimado no e-book: 30min)
Adaptação: Filme "Morte para um Monstro", lançado em 1965. É um filme apenas baseado no conto, modifica um pouco a história. Veja o trailer.


Sinopse


Os elementos que constituem a rara arquitetura de H. P. Lovecraft estão presentes nos contos de ´A Cor que Caiu do Céu´. Acontecimentos aparentemente inverossímeis, mas sem dar lugar ao acaso, fazem o leitor transitar trilhas obscuras, onde o inominável faz sua aparição, pondo a perder toda e qualquer ilusão de segurança. Os contos encerram estranhas sensações, prendendo o leitor que, fascinado e devorado pelo pavor que se desprende destas páginas, luta com as personagens na corda bamba da sanidade. Seus mitos expressam a grandeza e o terror imemorial do universo, e ele conseguiu traduzir em linguagem e emoção as criações mais estranhas, mais aberrantes e simbólicas da imaginação ocidental.



Resenha


Os acontecimentos se passam numa pequena cidade, Arkham. Tudo começa quando um meteorito cai na fazenda de Nahum, trazendo consequências inimagináveis para aqueles moradores. Lovecraf disse certa vez que "a emoção mais antiga e mais forte do homem é o medo, e o medo mais antigo e mais forte é o do desconhecido". Sem dúvida essas palavras se tornam realidade nos seus contos. Esse em especial, é extraordinário! Nos deixa apreensivos do início ao fim e causa um certo desconforto, diante daquilo que nos é exposto, em suas palavras tão bem selecionadas e em suas descrições tão precisas.

Será possível alguém demonstrar com precisão através de um filme os acontecimentos descritos nos contos de Lovecraft? Não é a toa que ele tenha um gênero próprio e seja referência para muitos autores de terror.

Imagino que seja melhor deixar a imaginação do leitor criar o visual dessas histórias contadas por Lovecraft. Pois a realidade é que, sim, o medo do desconhecido é mais antigo e mais forte que quaisquer outros medos. Neste conto o autor não descreve uma criatura conhecida por nós, seres humanos, como um vampiro, lobisomem ou mesmo um serial killer. É algo praticamente inimaginável, fora do comum, sem precedentes. E por ser assim, desconhecido, desperta tanto medo! 

Por um lado talvez seja bom mesmo não existirem filmes sobre as criaturas de Lovecraft, especialmente as desse conto. Mas será que esse é um nome apropriado? Criatura? Não sei, pois é impossível descrever com palavras o causador de medo nas pessoas daquela localidade (e no leitor). Impossível tentar explicar a alguém o fenômeno da charneca crestada. Apenas Lovecraft tem essa capacidade que, por sinal, é incrível.

Leitura recomendada para os amantes do gênero!


Avaliação:★★★★★


"Não gostaria de pensar em Ammi como a monstruosidade cinzenta, deteriorada e deformada que cada vez mais perturba o meu sono." (p. 35)


Nota 1: Encontrei esse site, que descreve com clareza mais detalhes desse conto: 
http://mundotentacular.blogspot.com.br/2010/03/o-terror-vem-do-espaco-anatomia-da-cor.html

Nota 2: E este outro com alguns filmes baseados nas obras de Lovecraft: https://blogdoheu.wordpress.com/2010/09/14/top-10-melhores-filmes-baseados-em-h-p-lovecraft/ 

Ainda não vi nenhum. Será que vale a pena "modificar" o que criei na minha imaginação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário