terça-feira, 26 de julho de 2016

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Título Original: Gone Girl

Edição: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Avaliação:
Adaptação: Filme de 2014 (veja o trailer aqui)


Resenha
 
Garota exemplar é um livro doentio. E isso não quer dizer que ele não seja maravilhoso, por que ele é! É um thriller de suspense/drama, daqueles que você não quer (e não consegue) parar de ler. Você quer saber o que aconteceu, em detalhes, o que vai acontecer, quem é culpado ou se realmente há algum culpado. E a autora, Gillian Flynn nos dá isso, detalhes, interesse, reviravoltas.

É um livro tão bem escrito e com uma história tão instigante que você se envolve com os personagens. Eles passam a fazer parte da tua vida e dos teus pensamentos. E o mais aterrador é se dar conta de que, em algum momento do livro, teus pensamentos entram em sintonia com os pensamentos deles e você pensa: serei eu uma pessoa perturbada mentalmente? Ok, provavelmente todos somos, em algum grau...

Enfim, a história (sem spoilers) é mais ou menos assim. Durante todo o livro, os capítulos são curtos e sempre alternados entre a visão de Nick Dunne, o marido, e a de Amy Elliot Dunne, a esposa. Os capítulos se passam tanto no momento atual quanto no passado, mas a linha temporal é bem compreensível.
Amy é filha de psicólogos, que conquistaram uma fortuna com a publicação de livros da série “Amy Exemplar” (Amazing Amy, em inglês), que se tornou leitura obrigatória em toda escola americana nos anos 90. Essa série de livros retrata Amy, a personagem fictícia, como uma menina modelo, que sempre faz as coisas certas, um padrão a ser seguido.

A verdadeira Amy não é nada exemplar, mas cresceu à sombra desse sucesso, tendo sido bajulada, adorada, desejada e querida durante toda a sua vida. Ela está acostumada que a amem, que a elogiem e acredita que nasceu para isso. Vale ressaltar que ela é uma garota nova iorquina, acostumada à vida agitada da cidade.

Nick, por outro lado, é um homem do interior de Missouri, jornalista, que possui uma irmã gêmea, Margo, com quem tem uma grande amizade e sintonia. Nick tem adoração por sua mãe, mas odeia seu pai, que odeia mulheres em geral.

A história do pai de Nick não é muito trabalhada, o que também não faz falta, mas dá a entender perfeitamente que ele é um machista misógino que passou esses valores ao filho, ainda que inconscientemente. Nick não quer seguir o exemplo de seu pai e, assim, torna-se um homem encantador, por quem Amy se apaixona e se casa.

Nick e Amy moraram em Nova Iorque durante os bons anos do casamento e se mudaram para Carthage, uma cidade pequena no Missouri, quando a mãe de Nick precisou de cuidados médicos. Porém, na data de comemoração dos 5 anos de casados, Amy desaparece misteriosamente, enquanto Nick estaria no trabalho.

Todos os anos, na comemoração do casamento, Amy realiza uma “caça ao tesouro”, deixando diversas pistas relacionadas à vida do casal para que Nick encontre seu presente no final. Dessa vez não foi diferente, Amy desapareceu, mas deixou pistas de sua caça ao tesouro, previamente organizada.

Logo no início do livro, Nick torna-se um suspeito, pois o marido é sempre culpado, não é? Então a polícia está envolvida, assim como os pais de Amy, desesperados para reencontrar a filha. A mídia exerce um papel essencial, seja para o lado bom ou para o lado ruim, uma vez que o caso torna-se de comoção nacional. Essa parte é muito interessante, pois vem de encontro ao que vivemos hoje, a força da mídia na manipulação da população.

Enfim, Garota Exemplar não é apenas um livro sobre um relacionamento abusivo. É muito mais que isso. Ele nos deixa conhecer os personagens intensamente, principalmente os dois protagonistas, e traz algumas reviravoltas ótimas. É um livro que vale muito a pena ler, principalmente se você gosta de um thriller psicológico ou, poderia dizer, psicótico?

Sei que há um filme, que ainda não vi. Alguém já viu o filme? Já leu o livro? 

Cena do filme, com o ator Ben Affleck, no papel de Nick Dunne


Nenhum comentário:

Postar um comentário