quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Dias Perfeitos - Raphael Montes



Publicação: 2014
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 280
Avaliação: 5 Estrelas 



Sabe aqueles livros que te prendem tanto na história que você quer fazer parte? Bom, Dias Perfeitos não é um destes! Quem iria querer fazer parte de uma história assim tão doentia? Mas isso não quer dizer que o livro não seja maravilhoso!

É um thriller policial/psicológico onde um estudante de medicina protagoniza barbáries para conquistar a mulher “amada”. Basta dizer inicialmente que a melhor amiga de Téo, o protagonista, é Gertrudes, uma idosa cadáver que doou seu corpo para pesquisa. Com essa simples informação já é possível descobrir que não vem coisa boa...

Téo parece um bom rapaz, filho de um desembargador influente, que faleceu num acidente de carro e deixou a esposa paraplégica. Téo cuida da mãe com todo cuidado que um bom filho deve ter. Estudante de medicina, inteligente, não muito bonito, mas bem cuidado.

Em um churrasco, convidado pela mãe, conhece Clarice, uma menina que vive a vida despreocupadamente, e se vê encantado por ela, disposto a conquista-la a qualquer custo.
Eu gosto muito de livros assim, com esse viés psicológico, quando o psicopata em questão te faz até criar uma certa empatia por ele. Digo isso por que alguns argumentos de Téo parecem tão concisos, quando vistos separadamente.

Claro que, juntando-se ao todo, compreende-se que ele não é uma pessoa normal! É isso que torna a história boa, pois ela vai te prendendo até o fim! É um livro que se lê rápido e nos deixa bem emotivos, despertando bons e maus sentimentos.

O final ficou bem explicado, mas para mim há um fio de continuidade. Não sei qual foi a intenção do autor com os últimos acontecimentos do livro, mas para mim sempre haverá algo escondido ali, que é dado ao leitor imaginar se é real ou não.

Gostei muito do livro, recomendo a todos!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A Casa dos Espíritos - Isabel Allende

Primeira Publicação: 1982
Edição Lida: 2009
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 448
Avaliação: 5 Estrelas



A Casa dos Espíritos é um livro extraordinário, repleto de reviravoltas reais e muito emocionantes. É um tipo de livro que te faz conhecer intimamente os personagens, a ponto de desenvolver os mais diversos sentimentos em relação à eles.

É considerado um bestseller internacional e um clássico da literatura latino-americana, além do livro de maior sucesso da escritora chilena Isabel Allende. O livro conta a história da família Trueba, iniciando com seu patriarca Esteban e finalizando com sua neta Alba. São muitos personagens ao longo da história e o leitor pode sentir-se confuso no início, porém, com o virar das páginas, acabará por habituar-se à narrativa, como se estivesse lendo a respeito de pessoas que há muito conhece.

É uma leitura que envolve, que mostra personagens realmente humanos, com todas suas qualidades e defeitos. Não são o tipo de personagem pelo qual nos apaixonamos, acreditando serem perfeitos, de outro mundo. Pelo contrário, são pessoas reais e, por isso mesmo, parecem tão verdadeiros aos olhos do leitor.

A esposa de Esteban, Clara, é clarividente, ou seja, tem contato direto com o mundo invisível, dos espíritos. Eu, como espírita, consegui compreender melhor algumas passagens que tratam desse tema. Contudo, ao leitor que não possui conhecimento da Doutrina, não será empecilho nenhum para o entendimento da história, desde que seja lida com a mente aberta, uma vez que não se trata de mera fantasia.

A clarividência de Clara é muito evidente e decisiva nos acontecimentos da família Trueba. Além disso, Esteban é um cabeça dura irreparável, que jamais admite estar errado. Conhecemos inúmeras pessoas assim e ler estes relatos chegam a dar um aperto no coração do leitor. Além disso, o país (Chile) está vivendo uma guerra política, por assim dizer, onde há um atrito enorme entre os conservadores e os comunistas, que tentam vencer as eleições e mudar o rumo do país.

Nesse sentido, Esteban Trueba é um latifundiário e senador conservador, ao passo que sua neta Alba é socialista e, portanto, adversária política do seu patriarca.

Enfim, é uma história que vale muito a pena ler, contemplar, se envolver, refletir. Livro mais do que recomendado!