terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A Distância Entre Nós - Thrity Umrigar

Publicação: 2006
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 336
Sinopse no Skoob: https://www.skoob.com.br/a-distancia-entre-nos-130ed178.html
Minha Avaliação: 4



Eu gostei, é um livro muito interessante, diferente do que estou acostumada a ler. A escrita é boa, sem muitas enrolações, a leitura flui tranquilamente.
No livro somos apresentados à duas realidades diferentes que, ao mesmo tempo, são bem semelhantes. 

De um lado, uma família que pertence à uma casta da sociedade média-alta da Índia. Nessa família, a esposa/mãe Sera vive conflitos com seu marido e sua sogra. Mas não são simples conflitos de família e sim segredos que precisam ser guardados, emoções e palavras que precisam ser controladas e uma vida que, em suma, não pode ser vivida em seu extremo. A vida de Sera foi marcada por silêncios, pois apesar de ser uma pessoa estudada e bem educada, sua voz não tem vez dentro daquela família.

De outro lado, sua empregada Bhima, o oposto de Sera. Bhima vive na favela com sua neta Maya, numa situação de extrema pobreza. Sua vida foi marcada por decepções, abandonos e medos diversos. Bhima é uma pessoa simples e sem estudos, que dedicou quase toda sua vida para trabalhar na casa e para a família de Sera e seu marido Feroz.

E qual o destino de cada uma dessas mulheres? O livro conta a história das duas e não é possível dizer quem sofre mais. Pois os tipos de sofrimentos e alegrias são diferentes, impossível mensurar numa escala racional. 

É um livro que fale a pena ler.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

IT (A Coisa) - Stephen King



Publicação: 2014
Editora: Suma de Letras
Páginas: 1103
Avaliação: 5 Estrelas (e favorito!) <3

Você tem medo de palhaços? Ou será que talvez tenha medo do MEDO que o palhaço (ou qualquer outra coisa) te proporciona? O livro IT de Stephen King, mestre do terror, foi uma experiência literária maravilhosa. Essa obra prima tornou-se um dos meus livros favoritos da vida! É o tipo de livro que você quer acabar, para saber o que vai acontecer e ao mesmo tempo quer ler para sempre, para não se despedir dos personagens e dessa história contagiante...



É complicado resenhar esse livro sem dar spoilers, mas agora, passada a ressaca causada por ele, tentarei convencer mais pessoas a vivenciarem essa jornada incrível que é IT.



Stephen King tem muitos livros que nos deixam aterrorizados e eu achei, sinceramente, que IT seria um deles. Pensei que um palhaço serial killer, que mata crianças em uma pequena cidade do Maine me deixaria com medo de pompons e roupas coloridas. Imaginei que ficaria noites acordadas com medo de encontrar Pennywise (e olha que é difícil eu ter medo de algum livro ou ficar acordada à noite)! Imaginei que eu diria “nossa, melhor terror que já li!”



Mas não, IT para mim não foi um simples livro de terror/suspense. IT me trouxe abordagens que vão muito além disso. Foi um livro que me fez (e ainda faz) refletir sobre o medo em si, a forma como o enfrentamos, a coragem de que precisamos para superá-lo.



Foram mais de 1000 páginas que me levaram de volta à infância, essa fase onde acreditamos que tudo pode ser resolvido, basta querer e acreditar. Esse paralelo que King faz entre infância e vida adulta é muito interessante, uma vez que agora, adultos, nos preocupamos com coisas que poderiam ser simplificadas, se vistas da ótica das crianças.



E quanto ao desfecho, da origem da Coisa... Foi algo que me desconcertou. Mas de uma maneira bem interessante.



Enfim, vou deixar a sinopse abaixo, para os interessados em ler essa preciosidade que é IT – A Coisa (Stephen King).



Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. 



Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. 



Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. 



A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. 



Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.