segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Primeira Publicação: 1979
Edição Lida: 2010
Editora: Sextante
Páginas: 204
Avaliação: 4 Estrelas


Este é um livro que eu gostaria de ter lido na adolescência. Sem dúvida eu teria gostado muito mais, uma vez que atualmente não é meu estilo favorito. Mas eu fui agradavelmente surpreendida por essa leitura!

Acredito que se eu lesse quando fosse mais nova teria gostado muito, mas não teria entendido grande parte das ironias e intenções do autor. Assim como Harry Potter, ler novamente depois de adulta é uma experiência diferente, mas sempre incrível!

Toda a série de livros de Douglas Adams que seguiram este são clássicos da literatura nerd/geek. Esse primeiro conta a história de Artur Dent, um ser humano que vê a terra ser destruída por uma raça alienígena. Mas, antes da destruição, é salvo por seu amigo Ford Prefect, também um extraterrestre, com saudades de casa, que o leva a conhecer “a galáxia”.

Ford é também consultor para o Guia do Mochileiro das Galáxias, um super livro eletrônico com milhões de verbetes sobre tudo que se possa imaginar! Assim, ele leva Artur Dent para vivenciar aventuras pela galáxia, incluindo conhecer novos países e seres de outros planetas!

É um livro repleto de ironias relacionadas ao nosso estilo de vida moderno, onde o dinheiro e o poder tendem a ser vistos como mais importantes que família, amizade e bem estar. É bem interessante, leitura rápida e bem humorada, para passar o tempo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O Advogado do Diabo - Morris West

Edição: 1982
Editora:
Círculo do Livro

Páginas: 290
Avaliação
:



Este livro é sobre a política e o ser humano. Não é um livro de terror, ação, suspense ou romance. É um drama, no qual conseguimos adentrar aos sentimentos mais íntimos de alguns personagens. O autor consegue, durante toda a narrativa, descrever detalhadamente os personagens, tanto na sua forma física e trejeitos pessoais quanto o âmago de seu ser, seus desejos mais obscuros e medos mais enraizados.

É um livro um pouco cansativo de ler, a meu ver, mas que traz algumas indagações interessantes, que podemos levar para realidade, tal como: qual o sentido da vida? Existe realmente um sentido na vida?

O pano de fundo do livro é basicamente a investigação canônica de um candidato a santo, Giácomo Nerone. Giácomo apareceu, durante a guerra, numa pequena cidade da Itália, chamada Gemello Minore, na região da Calábria, e conquistou todo o povo daquela cidade, pela forma como ajudava as pessoas.

Para tal investigação, foi designado o sacerdote inglês Blaise Meredith. O sacerdote é idoso e acometido de uma grave doença, podendo ser este seu último trabalho. Sua função é ser o “Advogado do Diabo”, ou seja, colher o maior número de informações sobre o possível santo e tentar refutá-las, através da ciência ou de outras formas.

Além disso, há também o Dr. Meyer, um modesto médico da cidade, que vê frustradas todas suas tentativas de ajudar a população daquele local, mas que teve papel importante na vida de Giácomo Nerone.

O povo de Gemello Minore é muito pobre e necessitado, extremamente supersticioso e ignorante, o que torna difícil a investigação de Meredith. O sacerdote, porém, conseguirá descobrir sobre a vida de Giácomo através de depoimentos das pessoas que com ele conviveram, inclusive sua ex-esposa, Nina, com a qual gerou um filho, Paolo.

A cidade também conta com a presença da Condessa de Sanctis e do pintor Nicholas Black, importantes personagens no decorrer da história, que é cheia de intrigas políticas e pessoais, mostrando um lado obscuro da personalidade do ser humano.

É um bom livro, embora não seja cativante. Mas é interessante de ser lido, para refletir que toda história tem muitos lados, a verdade não é absoluta e tudo é relativo!

Há um filme com o mesmo nome, mas pelo trailer que vi, não tem relação nenhuma com o livro.