Título original: Phantoms
Tradutora: Maria Isabel de Araripe Macedo
Editora: Record
Publicação: 1983
Páginas: 461
Sinopse
Desde sua chegada a Snowfield, pequena e pacata estação de inverno, Jenny e sua jovem irmã Lisa sentiram uma impressão de calma estranha, sobrenatural. O primeiro cadáver que descobrem na casa é o de Hilda, a caseira. Os olhos arregalados de terror, a boca paralisada num grito, a carne negra e empolada. A casa vizinha está deserta, o jantar ainda quente na mesa, o estéreo toca uma sinfonia de Beethoven…
Aterrorizadas, as duas jovens correm à padaria em busca de auxílio: sobre o balcão, duas mãos seguram pelas pontas um rolo de pastel. Duas mãos humanas, decepadas. Um calafrio percorre a espinha de Jenny e de Lisa. Oculto pelas trevas, alguém ou alguma coisa as espia.
Resenha
Jenny é uma jovem mulher, médica, e que não mantinha relações próximas com sua mãe. Quando do falecimento desta, Jenny torna-se responsável por sua irmã mais nova, a adolescente Lisa. As duas nunca tiveram um relacionamento fraterno, uma vez que Jenny raramente as visitava. Porém, diante de tudo o que ambas passaram ao decorrer da estória, certamente seus laços afetivos tornaram-se firmes e insubstituíveis.
Tudo começa quando as duas retornam à cidade, ao fim da tarde, onde Jenny vive, Snowfield. Ao chegarem na cidade percebem que paira no ar um silêncio anormal, sepulcral. Não há pessoas nas ruas, nem animais, nem ruídos de quaisquer espécie.
Chegando em casa, as irmãs deparam-se com a governanta Hilda, morta ao lado da bancada onde havia iniciado os preparativos para o jantar. Jenny, ao examinar seu corpo, não localiza nenhum ferimento ou trauma que possa ter causado sua morte, tampouco evidências de que a mesma tenha ocorrido em virtude de alguma moléstia. O corpo está uniformemente pisado, algo que Jenny jamais viu em sua carreira ou sequer imaginou que pudesse ocorrer.
Intrigada, dirige-se à casa vizinha e lá encontra a mesa do jantar posta, os alimentos ainda quentes, porém nenhuma pessoa, viva ou morta. Parece que tudo foi abandonado às pressas. Intrigada, Jenny visita outras casas e estabelecimentos e se dá conta de que os habitantes que não foram mortos, desapareceram sem deixar pista alguma.
Porém, as irmãs sentem uma presença invisível, algo que parece estar observando-as das sombras nas ruas, nos becos, nas casas, à espreita. É uma presença maligna, sentem, mas sem ideia do que seja. Jenny decide ligar para a delegacia da cidade vizinha e, assim, outros policiais chegam para ajudá-las a descobrir o que aconteceu e está acontecendo em Snowfield.
Diversos acontecimentos no decorrer do livro deixam o leitor intrigado, tentando adivinhar que presença é essa que afeta os sobreviventes de Snowfield. É uma estória de suspense e terror muito bem escrita, onde o desconhecido se torna o medo maior do leitor. Lembra muito "O Chamado de Cthulhu" de H.P. Lovecraft, em relação aos sentimentos durante a leitura, ou seja, inquietude, curiosidade, ansiedade, medo. Os capítulos são curtos e a leitura não cansativa e bem fluente.
É uma ótima leitura! Recomendo a todos que gostam de terror, suspense e fatos sobrenaturais. Ou seriam naturais? ;)
Avaliação: ★★★★★
"O espírito humano civilizado... não consegue se livrar de uma sensação do fantástico."
(Dr. Fausto, Thomas Mann) - p.3
Nunca li nada desse autor ainda! Ótima resenha Gabriela!Parabéns!!
ResponderExcluirMuito obrigada! Gostei bastante, é meu primeiro livro dele. Disse primeiro, pois com certeza lerei mais hehe
ExcluirParabéns Gabriela, adorei a resenha, ótima dica de livro de terror ;)
ResponderExcluirObrigada! O livro é bom mesmo, acho que vc vai gostar!
ExcluirTa lindo!!
ResponderExcluirObrigada! Gostei da ideia hehe
ExcluirVocê está de parabéns, blog e resenha show de bola
ResponderExcluirObrigada Wanda, outras virão!
Excluir