quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Jantar Secreto - Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras
Publicação: 2016
Páginas: 360
Site do autor: https://www.raphaelmontes.com.br

Mais um livro de Raphael Monte que me encanta! O autor, no meu ponto de vista, conseguiu fazer os leitores ao menos refletirem sobre o assunto do livro: antropofagia. E quando eu digo “refletirem” não quero dizer concordar, porém fica uma curiosidade no ar, dada a clareza de detalhes apresentados pelo autor.
Já no primeiro capítulo Dante, um dos personagens principais, nos apresenta o Enigma da Carne de Gaivota, que consiste no seguinte: um homem entra num restaurante, pede carne de gaivota, come, vai para casa e comete suicídio. Por que? Resumindo, ocorre que o homem sofreu um acidente de avião, caem numa ilha, no acidente sua esposa desapareceu, os outros sobreviventes ofereceram carne de gaivota ao homem todos os dias, ele comeu e gostou, foi resgatado e quando provou carne de gaivota no restaurante, ele se deu conta que era muito diferente daquela que comeu na ilha. Ou seja, ele comeu a carne da própria esposa!
Após o enigma, que aparece como referência no livro todo, é contada a história de quatro amigos que se veem devedores de uma grande quantia para a imobiliária. Assim, decidem promover uma janta, onde os convidados pagarão um valor para provar algo... diferente.
Porém, no anúncio do jantar na internet, ao invés de colocar um cardápio comum e socialmente aceito, eis que Leitão – um dos quatro amigos, altera a carne do jantar para “humana”. Sim, isso mesmo, carne humana! E agora eles terão de resolver esse pequeno detalhe, pois 10 pessoas já reservaram seu lugar à mesa!
Eu gostei muito de ler, é um livro com leitura bem fluida, deixando o leitor ansioso pelo próximo capítulo, como todos do Raphael Montes (sim, eu tenho grande afeição por esse autor).


Para quem gosta de suspense e não tem problema com cenas sangrentas e dilemas morais, recomento ler O Jantar Secreto!
Prato principal é carne humana.....