Editora: Record
Páginas: 218
Adaptação: Filme "Perfume - A História de Um Assassino" de 2006 (assista o trailer aqui)
Resenha
Perfume é um livro muito envolvente! Trata da história de Jean-Baptiste Grenouille, um garoto francês, que cresceu sem os pais, num orfanato, com regras muito rígidas. Até aqui, a história não difere de outras, muito comuns à época (Paris, século XVIII).
Todas as pessoas possuem um cheiro próprio que os nossos pets, por exemplo, reconhecem. Porém, Jean-Baptiste nasceu sem cheiro corporal. Isso mesmo, ele não possui cheiro algum, seu corpo é, desde o nascimento, completamente inodoro.
Além disso, ele possui o sentido do olfato extremamente aguçado, algo que ninguém tem. Por isso, ele é capaz de sentir cheiros à distância, memorizá-los e revivê-los, sempre que se lembra deles.
Essas características (e outras, de ordem psicológica, talvez) transformam Jean-Baptiste num garoto e, posteriormente, num homem, muito tímido e distante das pessoas, não possuindo nenhum relacionamento afetivo significante.
Jean-Baptiste é também incapaz de possuir sentimentos. Amor, ódio, paixão, tristeza, alegria, e muitos mais que estamos acostumados a sentir são apenas perda de tempo para nosso protagonista. Dessa forma, sua vida vai se desenvolvendo aos poucos. Ele trabalha com couros, depois começa a trabalhar com um famoso perfumista de Paris, onde aprende diversas técnicas de perfumaria. Aí, se dá conta de que encontrou o seu objetivo de vida.
O que ele mais almeja na vida, e talvez ambição seja o seu sentimento único, é produzir uma fragrância perfeita e jamais desenvolvida por ninguém. Só que os ingredientes comumente usados pelos perfumistas são muito simples para Jean-Baptiste. Ele busca algo diferente, algo mais verdadeiro, mais humano.
Eu pensei que o livro seria de mais suspense e talvez um pouco de terror, mas na verdade ele é um drama muito bem escrito. Podemos entrar na cabeça do personagem e nos admirar da maneira como ele conduz sua vida e suas experiências.
O final do livro é incrível e surpreendente, pois conseguimos compreender qual foi o verdadeiro desejo de Jean-Baptiste durante sua inacreditável jornada. Vale muito a pena ler, recomendo a todos!
Avaliação: ♥♥♥♥♥
![]() |
Ben Whishaw, interpretando Jean-Baptiste Grenouille |