quarta-feira, 16 de março de 2016

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Edição: 2012
Editora: Leya
Páginas: 336
Adaptação: Filme previsto para estrear no Brasil em Janeiro de 2017. Veja o trailer aqui
Série Srta. Peregrine #1

Sinopse

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.


Resenha

Eu comecei o livro acreditando que seria terror ou suspense, mas não é. Apesar disso, é um livro maravilhoso. A leitura é super rápida e a experiência com as fotografias é incrível. A descrição que o autor faz de determinado personagem ou situação é bem detalhada, mas ao vermos a foto, parece que entramos dentro da história. É o tipo de livro que nos faz conhecer os personagens e nos apaixonar por eles. Gostei especialmente de Jacob, o protagonista, que está em busca de algo que faça sua vida valer a pena. Sem dúvida ele encontrou! A Srta. Peregrine também me agradou muito, principalmente por seu cuidado com as crianças, que era ao mesmo tempo rígido e amoroso.

Jacob sempre pensou que sua vida era monótona e sem graça. Sua alegria era ouvir histórias de seu avô Abe, sobre o orfanato em que ele viveu quando era criança. Seu avô sempre lhe mostrou muitas fotografias recheadas de histórias incríveis. Quando criança Jacob acreditava que seu avô vivera uma aventura durante toda sua vida. Com o passar dos anos, começa a pensar que tudo não passou de histórias para impressioná-lo.
 
Assim, após uma tragédia familiar, Jacob vai em busca desse local perdido e encontra aí muito mais do que poderia imaginar. Sua vida dará uma reviravolta e ele se sentirá mais vivo que nunca. Não é um livro de terror, mas é um drama que nos deixa ansiosos para descobrir o que virá a seguir. As crianças peculiares são amáveis e queridas, cada uma com sua característica única, irá encantar os leitores!

Recomendo, para todas as idades! Já foi lançado o segundo volume, Cidade dos Etéreos, que quero ler em breve!
★★★
Imagem do filme: Srta. Peregrine (centro), tendo Jacob à sua direita.

quinta-feira, 10 de março de 2016

O Pântano das Borboletas - Federico Axat

Edição: 2014
Editora: Tordesilhas

Sinopse

Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore.

Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe.

Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta.Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico,

O pântano das borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.



Resenha

Que livro maravilhoso e incrível! O Pântano das Borboletas é um livro lindo, gostoso de ler e com uma história muito bem elaborada.

Sam e Billy são grandes amigos, desde a infância. O livro aborda muito esse fase da vida, como no companheirismo deles, na paixão pela menina rica (Miranda) que chega na cidade, no bullying sofrido por meninos mais velhos. Mas o livro também possui algumas partes onde é contada a vida adulta dos personagens.

Sam perdeu a mãe com um ano de idade, num misterioso acidente de carro e, a partir daí, foi morar numa granja, com várias outras crianças adotadas. A educação na granja sempre foi rígida e um dos "irmãos" de Sam, chamado Orson, mostra-se uma criança muito cruel ao longo do livro.

As alegrias de Sam são os passeios no bosque com Billy, seu melhor amigo, que tem um jeito de detetive e explorador, sempre resolvendo mistérios e elaborando mapas de suas aventuras. Além disso, Sam é a companhia do Sr. Meyer em algumas tardes, fazendo-lhe leituras e ouvindo suas histórias do passado.

A história é muito bem elaborada e a vontade é de ficar o tempo todo lendo esse livro incrível! Ele tem um toque sobrenatural, penso que seja pela imaginação das crianças, envolvendo o acidente que vitimou a mãe de Sam.

São muitos mistérios que vão sendo revelados, mas melhor parte é o final! Após a metade do livro eu já estava decidida a avaliar com 5 estrelas, mas ao final resolvi favoritar! A reviravolta é incrível. Eu li e voltei e li de novo para garantir que era isso mesmo! É aquele tipo de livro que você quer ler de novo sob outra ótica, para poder desfrutar novamente dessa história maravilhosa.

Sem dúvida vou ler de novo esse livro, provavelmente daqui um tempo, pois ele vale muito a pena e tem uma mensagem encantadora! Recomendo a todos!


★★★